Chá verde emagrece e previne doenças. Veja os benefícios e como consumir

Chá verde emagrece e previne doenças. Veja os benefícios e como consumir

O chá verde é muito procurado por quem faz dieta para perder peso, pois seu efeito termogênico ajuda na redução da gordura corporal.

Mas os benefícios do chá verde vão além disso, ele é considerado uma das bebidas mais saudáveis do planeta!

Isso porque ele contém uma variedade de compostos que ajudam a reduzir inflamação, combater o câncer, reduzir o risco de doença cardíaca e claro a perder peso.

Ficou com interesse em saber mais sobre essa maravilhosa bebida?

Então confira a seguir os principais benefícios que ele pode promover a sua saúde.

1. Combate o envelhecimento

Diariamente ocorrem processos em nossas células para converter os nutrientes dos alimentos em energia.

Porém, esses processos também geram compostos tóxicos, os chamados de radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular.

O chá verde contém fitonutrientes que auxiliam a neutralizar a ação prejudicial dessas toxinas no organismo, prevenindo uma série de doenças.

Um desses fitonutrientes é o chamado epigalocatequina-3-galato (EGCG), que é um dos compostos mais poderosos da bebida.

Essa substância é capaz de reduzir a formação de radicais livres no organismo, protegendo células e moléculas contra danos e o envelhecimento precoce.

2. Melhora da função cerebral

A capacidade estimulante é mais um dos benefícios do chá verde, pois a presença de cafeína em sua composição faz dele é um excelente suplemento natural.

Segundo pesquisas feitas no Reino Unido, a cafeína pode melhorar vários aspectos da função cerebral, incluindo humor, vigilância, tempo de reação e memória.

Outro benefício do chá verde é que sua concentração de cafeína é menor do que a encontrada no café, sendo suficiente para melhorar funções do cérebro sem causar os efeitos colaterais da ingestão em excesso.

Além a cafeína o chá verde também contém o aminoácido L-teanina, que é outro composto estimulante para o cérebro.

A L-teanina aumenta a atividade de neurotransmissores que tem efeito anti-ansiedade além de influenciar nossas emoções, aprendizado, humor e atenção.

Um estudo da Universidade de Nova Iorque constatou que a cafeína e a L-teanina podem ter efeitos sinérgicos. Ou seja, a combinação dos dois pode ter efeitos particularmente poderosos na melhoria da função cerebral.

3. Ajuda a emagrecer

Se você olhar a lista de ingredientes dos suplementos para queima de gordura, é provável que encontre extrato de chá verde na lista.

Isso porque o chá verde pode aumentar a taxa metabólica bem como o processo de oxidação da gordura (queima de gordura para obtenção de energia).

O chá verde ajuda a emagrecer não apenas pelo fato de ter cafeína em sua composição, o que acelera o metabolismo.

Mas também pela ativação da termogênese, um processo metabólico em que o corpo queima calorias para produzir calor.

Um estudo da Universidade de Oxford evidenciou esses benefícios e concluiu que a ingestão de chá verde pode aumentar a queima de gordura durante exercícios de intensidade moderada.

Os indivíduos que consumiram o extrato de chá verde chegaram a queimar 17% a mais de gordura em comparação com aqueles que tomaram placebo.

Pesquisadores concluíram que as catequinas do chá diminuem a ação das enzimas digestivas. Isto faz com que o intestino não absorva todas as calorias ingeridas, ajudando o corpo a não ganhar peso.


DETOX CAPS

O Detox Caps é um suplemento derivado do chá verde de composição 100% natural, seguro e aprovado pela Anvisa. Uma opção prática para aproveitar os benefícios do chá verde e emagrecer de forma rápida e eficaz. Clique aqui para saber mais.


4. Efeito antioxidante e a prevenção do câncer

Em um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores evidenciaram que o chá verde tem um poderoso efeito antioxidante, principalmente, devido à presença de polifenóis como catequinas.

As catequinas são antioxidantes naturais que ajudam a evitar danos às células, o que pode diminuir o risco de doenças crônicas, incluindo alguns tipos de câncer.

Há muitos estudos com indícios de que aqueles que consomem chá verde são menos propensos a desenvolver vários tipos de câncer.

Porém a comunidade cientifica ainda não é unânime sobre a eficácia na prevenção, sendo necessárias mais pesquisas para confirmar esses efeitos.

5. Pode reduzir o mau hálito

As catequinas do chá verde também trazem benefícios para a saúde bucal.

Estudos indicam que as catequinas do chá verde podem inibir o crescimento de bactérias orais segundo teste em laboratório; porém ainda sem evidência de que o consumo de chá verde tenha efeitos semelhantes.

No entanto, segundo um estudo realizado no Japão, foi confirmado que o chá verde pode reduzir temporariamente o mau hálito de maneira eficaz; graças a suas propriedades desinfetante e desodorizante.

6. Pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares

Uma pesquisa concluiu que pessoas que bebem chá verde diminuem em 31% o risco de morrer de uma doença cardiovascular.

Isso se deve ao fato do chá verde ajudar a reduzir alguns dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como principalmente a melhora dos níveis de colesterol.

O colesterol é um tipo de gordura produzida no organismo que tem o papel de manter o funcionamento das células.

Entretanto, o excesso de colesterol no sangue pode se depositar na parede das artérias, dando início a um processo inflamatório e resultar em doença cardiovascular.

Os nutrientes do chá verde aumentam a capacidade antioxidante do sangue, o que protege as partículas de LDL da oxidação.

O LDL (o chamado colesterol ruim) são partículas que carregam o colesterol do fígado para os demais tecidos.

Quando oxidado, resulta em aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas artérias.

Como consumir chá verde?

Chá verde emagrece

Você vai encontrar o chá verde a granel (folhas soltas), em sachês ou o extrato em cápsulas.

Em todos os casos, as propriedades da planta são as mesmas, mas as concentrações variam significativamente.

O consumo do chá verde é considerado seguro em quantidades moderadas.

A dose recomendada é de duas a três xícaras por dia (distribuídas entre as refeições) ou de 100 a 750 mg por dia de extrato de chá verde (tomar as cápsulas junto com as refeições).

É importante a lembrar que o chá verde contém cafeína, que em algumas pessoas pode causar insônia ou perturbações no sistema digestivo, como dores de estômago e diarreia.

Portanto, quem tem sensibilidade à cafeína deve evitar o consumo.

Vale ainda ressaltar que as opções em capsulas contém extrato concentrado de chá verde, que são metabolizados de maneira diferente do chá comum. A alta concentração pode causar problemas no fígado.

Por isso, pessoas com problemas de fígado não devem tomar extratos concentrados de chá verde.

Se você optar por consumir em cápsula, a dosagem deve seguir as recomendações nutricionais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Você concorda com isso caso continue a usar este site. Saiba mais em Política de Privacidade.