Os benefícios do chá de hibisco

Os benefícios do chá de hibisco

Você já deve ter ouvido alguém falar que o chá de hibisco emagrece, mas sabia que seus benefícios vão muito além do emagrecimento?

O hibisco (hibiscus sabdariffa) é uma planta medicinal conhecida popularmente como Azedinha, Rosélia, Vinagreira ou Caruru-azedo que possui diversos benefícios.

evidências científicas que confirmam suas capacidades antioxidante, antidiabética, antilipidêmica, anti-hipertensiva, imunomodulatória, hepatoprotetora, diurética, antimicrobiana, antiparasitária e anticâncer

O objetivo do nosso artigo de hoje é listar alguns benefícios do chá de hibisco e dar dicas para o consumo. Confira!

  • Chá de Hibisco para emagrecer

O chá de hibisco emagrece devido a algumas de suas propriedades terapêuticas.

Estudos apontam que o hibisco possui efeito inibidor de algumas enzimas (α-amilase / α-glucosidase), provocando por consequência o bloqueio da absorção de açúcares.

Dessa maneira, contribui para a perda de peso corporal, pois o açúcar em excesso no organismo é transformado em gordura.

O chá de hibisco emagrece também porque contém alguns compostos (poli fenólicos e flavonoides) que ajudam aumentar o metabolismo dos lipídios (consumo de gorduras).

O recomendado é beber o chá próximo às principais refeições para auxiliar na redução da absorção dos carboidratos.

  • Ação diurética

As substâncias do chá também são diuréticas e por conta disso evita a retenção de líquidos.

Isso é explicado pelo flavonoide quercetina que se encontra presente na bebida, sendo um dos nutrientes mais importantes para essa ação.

  • Controla a pressão arterial

Pesquisas indicam que o chá de hibisco também auxilia para o controle da pressão arterial.

Mais uma vez os flavonoides presentes no chá mostram benefícios, dessa vez diminuindo a enzima que atua sobre a pressão arterial.

  • Controle de colesterol

As substâncias desse chá natural colaboram para a diminuição do colesterol ruim, conhecido como LDL e contribuiu para o aumento do colesterol bom, o HDL.

Por isso, não é um simples chá de emagrecimento, como muitos pensam acham.

  • Proteção do fígado

Como o chá de hibisco possui propriedades antioxidantes, acredita – se que podem auxiliar no tratamento de doenças do fígado.

A ação antioxidante geralmente protege o nosso corpo contra diversas doenças, porque possuem o poder de neutralizar radicais livres que estão presentes em tecidos e células do nosso corpo.

Doenças do fígado podem ser comuns em diversos casos e tem relação com alimentação ou genética.

  • Prevenção do câncer

Muito se discute dentro dos benefícios do chá de hibisco a ação preventiva contra o câncer e cada vez mais isso vem ficando comprovado através de pesquisas.

A explicação para isso está no chamado ácido protocatecóico que conta com propriedades antitumorais e propriedades antioxidantes.

Dessa forma, o hibisco atua retardando o crescimento das células de câncer através da indução de apoptose, resumindo, acontece uma morte celular programada.

  • Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas

O chá de hibisco também conta com ação anti-inflamatória e antibacteriana, por ser rico no chamado ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C.

A vitamina C é muito importante para o nosso corpo, já que atua diretamente no sistema imunológico.

Sendo assim, as pessoas que tomam com mais frequência o chá tem menos chances de pegar qualquer doença viral e quando pegam, os sintomas podem ser mais leves, por exemplo.

Mesmo doente (como gripe, virose) o chá pode continuar sendo utilizado juntamente com outras medicações.

  • Atua como antidepressivo

Sabemos que a depressão é a doença do século e muitas pessoas procuram formas caseiras de controlar.

Uma opção que vem sendo cada vez mais apontada é o chá de hibisco, por contar com flavonoides, que atua como antidepressivo dentro do sistema nervoso.

O consumo do chá nas medidas corretas pode ser um calmante, utilizado para aliviar sintomas de ansiedade, dando para o corpo e para a mente uma sensação maior de relaxamento.

  • Propriedades digestivas

 Você sabia que muitas pessoas tomam chá de hibisco para melhorar a digestão?

Isso acontece porque o chá aumento movimentos urinários e também intestinais e por conta disso, melhora todo o sistema gastrointestinal e entre o câncer que consegue evitar, entra o colorretal.

 

Benefícios chá de hibisco

Como consumir o chá de hibisco

O chá de hibisco pode ser consumido tanto no verão como no inverno, alguns chás têm suas propriedades intactas somente quando consumidos quentes, mas esse não é o caso do hibisco.

Como o chá pode ser consumido até gelado, pode entrar no seu dia-a-dia como um complemento da água.

Uma dica é aproveitar o sabor e fazer uma água saborizada rica em propriedades terapeuticas.

Para isso, basta adicionar o chá à água com gás na proporção de 1 para 2 (2 medidas de águá com gás para cada medida de chá).

O ideal é não deixar a bebida parada por muito tempo, porque pode fazer com que suas propriedades sejam perdidas.

Faça sempre o chá diariamente e vá bebendo durante o dia para que não estrague.

Para quem busca testar se o chá de hibisco emagrece, recomenda-se o consumo diário de 3 xícaras, 30min antes das principais refeições (ah, sem adicionar açúcar hein!)

O seu preparo é muito fácil, como veremos a seguir.

Chá de hibisco – Preparo

Ingredientes:

  • 2 colheres de flores de hibisco seco ou 2 sachês;
  • 1 litro de água.

Comece colocando a água em um recipiente e levando ao fogo, logo que perceber que as primeiras bolhas estão surgindo retire e adicione os sachês ou as folhas secas.

Evite ferver a água para não perder ou reduzir algumas propriendades do chá.

O recipiente deve descansar por cerca de 10 minutos e o ideal é que a bebida seja coada antes do consumo.

Efeitos colaterais do Chá de hibisco – Quem não deve fazer uso desse chá?

Mesmo sendo extremamente benéfico para a saúde, não se pode exagerar no consumo. A dose máxima recomendada é de 3 gramas por dia, além disso pode causar intoxicação no organismo.

Os efeitos colaterais do chá existem, mas nem sempre é visto por todas as pessoas, alguns organismos reagem de forma diferente.

O hibisco pode causar tontura, sensação de fraqueza ou mesmo uma sonolência em excesso porque causa uma ligeira redução de pressão arterial.

Por isso se você tem histórico de pressão baixa utilize o chá de hibisco mediante recomendação médica.

O chá também não é indicado para grávidas, lactantes, em períodos de TPM (pode agravar os sintomas) e por mulheres que querem engravidar (pode afetar a fertilidade).

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Você concorda com isso caso continue a usar este site. Saiba mais em Política de Privacidade.