Como queimar gordura e perder barriga

Como queimar gordura e perder barriga

Você sabia que o termo como perder barriga ou como queimar gordura abdominal estão entre os termos mais pesquisados na internet?

Esse interesse é fácil de entender, pois quem não gosta de se sentir bem na praia ou com o parceiro e ganhar um elogio?

Mas é fato que existe muita gente tentando reduzir medidas na barriga sem sucesso. Parece até que as dicas e métodos nunca funcionam para algumas pessoas.

O primeiro passo para ter resultado na busca do abdômen dos sonhos é compreender o modo como nosso organismo processa as calorias.

Por isso você chegou no artigo certo, pois ele está recheado de informações e dicas valiosas para ajudar a perder barriga.

Você vai descobrir que seu corpo é uma máquina de queimar gordura!

Como queimar gordura? O mecanismo por trás da queima de gordura.

Essa pergunta é muitas vezes respondida com a simples receita: fazer uma dieta reduzida em calorias e gastar energia com exercícios semanais.

De fato é uma verdade, porém apenas isso não basta!

Antes de começar a aplicar dicas e métodos, é indispensável saber o mecanismo por trás de tudo.

Ou seja, como o corpo humano faz para queimar a gordura abdominal. Isso vai ajudar você a identificar onde pode estar errando.

Tudo começa com o fornecimento de energia para nosso organismo. Todas as atividades que realizamos ao longo do dia só são possíveis porque queimamos calorias; que podem vir da ingestão de alimentos ou das reservas do organismo (gordura corporal).

Em outras palavras, estamos o tempo todo queimando calorias para sobreviver.

metabolismo

O gasto diário de energia é dividido em três componentes:

  1. Metabolismo basal, que consiste em quanto de energia seu corpo precisa consumir apenas para se manter vivo. Tratam-se de atividades básicas como respiração e batimento cardíaco por exemplo. É a quantidade de energia que você gasta estando em pleno repouso.
  2. Metabolismo digestivo, que nada mais é do que o quanto de energia seu corpo precisa gastar para realizar a digestão dos alimentos. Você já deve ter ouvido falar disso, mas provavelmente pelos termos “Efeito térmico dos alimentos” ou “Efeito termogênico dos alimentos”. Que são exatamente a mesma coisa.
  3. Metabolismo do movimento ou do exercício, que é a parcela de energia gasta para se movimentar. É a energia gasta em toda atividade física, seja no levantar, andar ou na prática de um esporte.

Agora que sabemos como está dividido o consumo de energia em nosso corpo, podemos utilizar essa informação em nosso favor.

Confira abaixo dicas de como aumentar o gasto calórico.

Como acelerar o metabolismo

Veja, cerca de 70% da queima de calorias vem do metabolismo basal (aquele do estado de repouso).

Portanto, o aumento dessa taxa metabólica provavelmente trará resultados melhores e mais rápidos para quem quer queimar gordura.

Em média um adulto saudável gasta entre 1500 a 2500 kcal diárias com o metabolismo basal.

Esses valores variam de um indivíduo para outro e são influenciados pela idade, sexo, fatores genéticos, peso, altura, nível de atividade física e até mesmo percentual de gordura no corpo.

Além disso, doenças também podem influenciar a taxa de metabolismo basal; por exemplo disfunções na glândula tireoide pode reduzir o gasto energético em até 40%.

Mas, guardadas as restrições de cada indivíduo, há margem para aumentar esse o metabolismo sim.

Veja três dicas de como você pode fazer isso:

  • Acrescentar músculos

Em repouso, o tecido muscular queima cerca de três vezes mais calorias que o tecido adiposo diariamente. Portanto, além dos exercícios aeróbicos, pense em fazer um pouco de musculação.

  • Fracionar suas refeições

Comer em menor quantidade e consumindo de forma melhor distribuída ao longo do dia ajuda a acelerar o metabolismo. Tente comer a cada 2h ou 3h; faça o café da manhã, um lanche no meio da manhã, almoço, lanches pela tarde e jantar. Os lanches devem ser refeições leves, como uma fruta ou iogurte.

  • Exercitar pela manhã

Realizar atividades físicas pela manhã faz com que o metabolismo fique mais acelerado durante todo o dia.

Além de acelerar o metabolismo vai te ajudar a ter um dia melhor, devido à produção de endorfina. Um hormônio produzido pelo cérebro durante a atividade física que promove sensação de bem-estar, conforto e alegria.

Efeito termogênico dos alimentos

Outra maneira de aumentar a queima de gordura é aproveitando o efeito termogênico dos alimentos.

Lembre-se que cerca de 20% do seu consumo metabólico vem da digestão.

Assim sendo, você pode optar por alimentos com maior efeito termogênico, como por exemplo proteínas magras.

A digestão de proteínas queima em torno de três vezes mais calorias do que a de alimentos com alto teor de gordura.

Ou seja, substitua nos seus hábitos diários aqueles alimentos com mais gordura (tais como frituras, queijos processados, margarina, biscoito recheado…) por aqueles que possuem maior gasto termogênico (cereais integrais, queijo branco, requeijão light, carne magra entre outros)

Além disso, você pode incluir na sua dieta termogênicos naturais como chá verde, chá branco e temperos como cominho e curry.

Mas atenção, esses alimentos devem ser evitados por pessoas hipertensas, cardíacas, com gastrite e úlceras, pois eles podem ter efeitos colaterais.

O ideal é o aconselhamento de um profissional da saúde para melhor adequar sua dieta.

Veja alguns alimentos com alto valor termogênico:

  • chá verde, chá branco, chá-mate, café, hortelã, cavalinha
  • alho, cebola, pimenta vermelha, cominho, curry
  • maçã, laranja, gengibre, canela
  • soja, cenoura, couve, brócolis
  • folha de mostarda, aspargo
  • sardinha, bacalhau, salmão

A prática de exercícios 

A última componente do gasto calórico é a do metabolismo do movimento.

Em média, 10% do que você consome de energia diariamente vem de sua atividade física. Ou seja, levantar, andar, subir escadas, ir ao trabalho e por aí vai.

Por isso, essa é a componente com maior potencial para aumentar o gasto calórico. Pois toda atividade extra que você fizer, seja uma caminhada ou um esporte, vai diretamente aumentar a demanda por energia.

Aqui vale uma dica importantíssima para quem quer reduzir medidas: a maior queima de gordura corporal acontece em exercícios de baixa intensidade.

Isso mesmo, ao contrário do muitos imaginam, não são os exercícios de grande intensidade, como uma corrida por exemplo, que queimam mais gordura.

Nessa condição, o organismo precisa de uma fonte rápida de energia, o que geralmente vem dos carboidratos consumidos.

O uso das fontes de gordura corporal é mais lento, por isso uma caminhada é muito mais eficiente para consumir a gordura abdominal.

É mais eficiente uma hora de caminhada do que meia hora de corrida.

Conclusão – Como usar essa informação para emagrecer

Como vimos, todas as atividades que realizamos ao longo do dia (seja dormindo, seja praticando exercício ou até mesmo comendo) só são possíveis porque queimamos calorias.

As fontes dessas calorias são os alimentos que consumimos ou as reservas do organismo (gordura corporal).

Toda vez que ingestão de calorias supera a soma de todo gasto energético (metabolismo basal, digestivo, movimento) gera acúmulo de calorias no organismo.

O que é então armazenado na forma de gordura corporal, geralmente na região abdominal.

No entanto, para queimar gordura acumulada é possível atuar nos dois lados da balança:

Como queimar gordura

Ou seja, de um lado consumir menos do que a necessidade diária de calorias. Algo que pode ser alcançado com uma dieta adequada.

E de outro lado aumentando sua necessidade diária; seja acelerando o metabolismo ou aderindo à pratica de um exercício, preferencialmente de baixa intensidade.


Dieta de 21 dias

dieta 21 dias Protocolo de Emagrecimento baseado em experimentos científicos que permite emagrecer de 5 a 10 kg em apenas 21 dias!

Composto de um plano ideal pra perder peso, um manual de exercícios para queimar gordura e ferramentas para trabalhar o psicológico e alcançar os objetivos da dieta. Acesso ao app de bônus!  CLIQUE E CONFIRA

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Você concorda com isso caso continue a usar este site. Saiba mais em Política de Privacidade.